STJ altera as regras de sustentação oral no seu Regimento Interno



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) fez alterações significativas nos dispositivos que disciplinam a realização da sustentação oral nos julgamentos de agravos internos e  agravos regimentais.

Os advogados devem estar atentos às alterações, já que o texto aprovado pelos ministros da corte foi publicado em 26 de setembro de 2022 e já vigoram nas próximas sessões.

O STJ alterou pontos importantes na apresentação das alegações orais, ampliando as prerrogativas dos advogados.

Essas mudanças foram trazidas pela Lei 14.365/2022 e diz que as partes terão 15 minutos para sustentação oral nos julgamentos de agravos internos e de 5 minutos em julgamos de agravos regimentais.

Já o prazo para sustentação oral nas ações penais originárias do STJ continua sendo de 1 hora.

 

Sustentações nas sessões virtuais

O STJ aprovou também a regulamentação das sustentações feitas em sessão virtual.

Ficou decidido que o advogado pode encaminhar o arquivo com as alegações com até 48 horas de antecedência do julgamento em ambiente digital.

Passado o prazo de 2 dias, será permitido que qualquer parte interessada possa acessar esse documento.

 

 

Como fazer uma boa sustentação oral

Agora que você já se inteirou das mudanças aprovadas pelo STJ, é preciso se preparar para fazer uma boa sustentação oral e aumentar as chances de sua tese sobre os recursos serem acolhidas.

Há advogados que preferem uma sustentação oral mais técnica e restrita aos termos da lei. Outros irão fazê-la de forma mais contextualizada, relacionando fatos circunstanciais aos argumentos.

Isso vai de advogado para advogado. Entretanto, há uma conduta sempre válida nas sustentações orais: fique atento ao relógio.

O tempo disponível para realizar as alegações deve ser usado tanto para os cumprimentos quanto para a sustentação das teses.

Portanto, ao fazer a introdução, mencionar nominalmente todos os ministros da corte pode consumir um tempo valioso para as considerações que precisam ser feitas. Se for possível o faça, mas se sua tese for consumir muitos minutos, preferível que você saúde o Presidente e o Relator, cumprimentando aos demais de forma genérica.

Outra forma de ser objetivo é não citar artigos de lei e não fazer leituras extensas.

Um bom estudo do caso para conhecer os principais argumentos contrários e um roteiro dos pontos que irá abordar podem ajudar a se manter sucinto e relevante.


Mídia



Fotos