Quando uma empresa precisa de um advogado



 

É comum pessoas físicas e jurídicas só procurarem  um advogado quando já estão em alguma situação de conflito judicial.

Nesses casos, na maioria das vezes, o profissional chega para " apagar incêndio", reduzir danos ou questionar obrigações que foram exigidas por terceiros.

Só que, para além dos momentos de crise, uma assessoria jurídica no dia a dia da empresa é fundamental para o crescimento sustentável do negócio e um forte posicionamento da marca no mercado.

Isso porque a função de um advogado é mais que representar o cliente perante a Justiça em casos de conflito de direitos. 

O jurídico, numa organização, tem a competência de não só evitar situações que comprometam o futuro e a imagem da empresa, como também apontar o melhor caminho para que se chegue nos resultados financeiros esperados.

Uma assessoria jurídica, portanto, deve fazer parte da estratégia do negócio desde a sua abertura para que a empresa se desenvolva e prospere com segurança e solidez.

Para ressaltar ainda mais a importância de um advogado acompanhando de perto a rotina do negócio, listamos os  motivos pelos quais uma assessoria jurídica é necessária em um negócio.
 

Contratos

Essa ferramenta jurídica está presente em toda operação econômica e volume de contratos firmados com clientes, fornecedores e parceiros exige que a empresa tenha um profissional com competência para analisá-los em detalhes.

Um advogado, por conhecer bem as normas que regulam os termos dos contratos, poderá prever situações que normalmente o empresário não pensaria, justamente por desconhecer a legislação sobre o assunto.

Portanto, na hora de firmar qualquer obrigação, é fundamental a opinião de um advogado para garantir um contrato justo.

 

Negociações e Análise de Risco

A conformidade do contrato com o que está previsto em lei é necessária para prevenção de conflitos jurídicos e possíveis custos. Mas a análise de um advogado nesses casos pode ir além.

Um advogado pode mapear toda uma estratégia para não evitar problemas como propor acordos mais vantajosos entre as partes.

E mais! Uma assessoria jurídica irá trabalhar com assertividade para prever as oportunidades e os desafios que sua empresa enfrenta com base nas características do seu negócio.

 

Planejamento tributário

Um empresário não deve esperar ter problemas com a Receita Federal ou ter sua dívida ativa executada por qualquer ente da Administração Pública para recorrer a um advogado.

Na verdade, a assessoria jurídica deve estar presente no planejamento tributário da empresa no momento que ela nasce, já na escolha do regime que será adotado pela contabilidade (Lucro Presumido ou Lucro Real).

 

Auxílio com Leis Trabalhistas

A legislação trabalhista é um grande seara do Direito nacional. Existem inúmeras leis e obrigações que asseguram o direito do trabalho e garantir todos eles aos seus funcionários é um desafio diário nas empresas.

Um advogado deve esta presente da contratação a rescisão de um trabalhador para que nenhum direito nem obrigação seja descumprida e cause prejuízo financeiro ou moral a qualquer uma das partes.



 


Mídia



Fotos